GOVERNANÇA
O objetivo da governança do Protocolo do Cerrado é garantir a representatividade, relevância e transparência na sua construção e implementação, bem como a promoção da ferramenta junto a atores locais e internacionais, e assegurar às partes um referencial legítimo devido ao caráter de construção coletiva.
Coordenação
A Coordenação do Protocolo do Cerrado é composta pelas seguintes organizações: Proforest, Imaflora, NWF.
-
Organizar processos de revisão do Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado e consolidar versão aprovada pelo Conselho Deliberativo.
Elaborar o esboço e consolidar versão aprovada pelo Conselho Deliberativo de documentos como: Protocolo de Auditoria, Termos de Referência para realização de auditorias de terceira parte, Notas Técnicas e peças de comunicação.
Dar transparência ao engajamento das partes interessadas para ampliar a adesão e implementação do Protocolo do Cerrado pela cadeia do gado e compartilhar os avanços e desafios.
Organizar reuniões técnicas, incluindo o envolvimento de observadores e demais partes interessadas no desenvolvimento e implementação do Protocolo do Cerrado.
Organizar reuniões periódicas de governança.
Conselho deliberativo
O Conselho Deliberativo é composto por:
Sociedade Civil: Proforest, NWF, Imaflora e WWF Brasil
Frigoríficos: Minerva Foods, Marfrig, Masterboi e JBS
Empresas compradoras: Arcos Dorados, GPA e Carrefour
-
Participar de reuniões técnicas aportando conteúdos advindos da experiência prática proporcionada pelos compromissos, políticas, e processos de monitoramento e auditoria aos quais estão envolvidos em algum nível.
Aprovar o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, o Protocolo de Auditoria e os Termos de Referência para realização de auditorias de terceira parte, assim como novas versões advindas do processo de melhoria contínua.
Aprovar a recomendação de substituição de membro do Conselho Deliberativo, após avaliar a recomendação e justificativa da categoria pertinente.
Comentar os documentos de apoio ao Protocolo do Cerrado e comunicações propostas pela Coordenação.
Observadores
O grupo de Observadores do Conselho Deliberativo é composto por:
Ministério Público: o Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Ministério Público Federal – Mato Grosso (MPF-MT) e Ministério Público Federal – Tocantins (MPF-TO)
Produtores: Associação Novilho Precoce Tocantins
Prestadores de serviço: Agrotools, BDO Brasil, Grant Thornton Brasil, Niceplanet Geotecnologia e Brain.ag - Serasa Experian
Frigoríficos: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Frigol e Masterboi
Compradores: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)
Sociedade Civil: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
Setor financeiro: Santander
-
Orientar os conselheiros quanto a aspectos legais e apoiar a tomada de decisão através de contribuições técnicas e compartilhamento de dados e informações relevantes.