O bioma Cerrado, a savana tropical com maior biodiversidade do mundo está sob crescente escrutínio internacional, dada à expansão significativa de pastagens e produção agrícola de larga escala sobre a vegetação nativa nas últimas décadas.
O Protocolo do Cerrado visa contribuir para o alinhamento das melhores práticas de monitoramento socioambiental para a compra de produtos de origem bovina no bioma Cerrado.
Foram definidos uma série de critérios e parâmetros de compra responsável que as empresas podem seguir a fim de garantir que suas cadeias de fornecimento não estejam vinculadas à problemas socioambientais.
Todos os critérios de monitoramento foram baseados em dados públicos abertos e a definição de quais critérios deveriam ser incluídos foi realizado a partir de um processo intenso de consultas públicas envolvendo as principais partes interessadas.
O protocolo vem sendo desenvolvido por Proforest e Imaflora, tendo como referência a experiência do Proforest em desenvolver e implementar políticas de compra responsável de carne bovina no Cerrado, e a experiencia do Imaflora na harmonização do Protocolo de Monitoramento Unificado da Amazônia.
Clique nos ícones para conhecer maiores detalhes sobre cada critério do protocolo.
Nossos parceiros
A primeira fase deste desenvolvimento ocorreu por meio do Projeto - Demanda Responsável, da Good Growth Partnership, graças ao financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) através do World Wildlife Fund (WWF).
A segunda fase conta com financiamento da Mars, McDonalds e apoio técnico do Imaflora, via financiamento da National Wildlife Federation (NWF).
A terceira fase do desenvolvimento do Protocolo conta com apoio da Mars, McDonalds e AL-INVEST Verde.