O bioma Cerrado, a savana tropical com maior biodiversidade do mundo está sob crescente escrutínio internacional, dada à expansão significativa de pastagens e produção agrícola de larga escala sobre a vegetação nativa nas últimas décadas.

O Protocolo do Cerrado visa contribuir para o alinhamento das melhores práticas de monitoramento socioambiental para a compra de produtos de origem bovina no bioma Cerrado. 

Foram definidos uma série de critérios e parâmetros de compra responsável que as empresas podem seguir a fim de garantir que suas cadeias de fornecimento não estejam vinculadas à problemas socioambientais. 

Todos os critérios de monitoramento foram baseados em dados públicos abertos e a definição de quais critérios deveriam ser incluídos foi realizado a partir de um processo intenso de consultas públicas envolvendo as principais partes interessadas.

O protocolo vem sendo desenvolvido por Proforest e Imaflora, tendo como referência a experiência do Proforest em desenvolver e implementar políticas de compra responsável de carne bovina no Cerrado, e a experiencia do Imaflora na harmonização do Protocolo de Monitoramento Unificado da Amazônia.

Clique nos ícones para conhecer maiores detalhes sobre cada critério do protocolo.

Mapa dos biomas brasileiros destacando os estados dentro do bioma Cerrado
Fonte: IBGE 2019

 

Nossos parceiros

A primeira fase deste desenvolvimento ocorreu por meio do Projeto - Demanda Responsável, da Good Growth Partnership, graças ao financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) através do World Wildlife Fund (WWF).

A segunda fase conta com financiamento da Mars, McDonalds e apoio técnico do Imaflora, via financiamento da National Wildlife Federation (NWF).

A terceira fase do desenvolvimento do Protocolo conta com apoio da Mars, McDonalds e AL-INVEST Verde.